As Parcas

Por Guilherme Ferreira de Magalhaes

Saudações, semi-deuses! Como vocês devem se lembrar, no início do livro um, O Ladrão de Raios, Percy acaba se vendo frente a frente com três seres arrepiantes, as Parcas. Porém, apesar da mitologia da série Percy Jackson se basear nos nomes dados pelos gregos, Rick Riordan (ou o tradutor da edição brasileira) parece ter se esquecido disso ao nomear as três velhas senhoras tricotando as meias da morte como Parcas. Afinal, esse é o nome dado pelos romanos. A denominação grega seria Moiras.

Diferentes no nome, iguais na função. As Moiras são três irmãs incumbidas de determinar o destino dos seres humanos e até dos deuses, fabricando, tecendo e cortando o que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Durante o trabalho, fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios; as voltas da roda posicionam o fio do indivíduo em sua parte mais privilegiada (o topo) ou em sua parte menos desejável (o fundo), explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos. As Moiras eram filhas de Nix, irmã de Gaia e personificação da noite. Os poetas da Antiguidade descreviam-nas como donzelas de aspecto sinistro, de grandes dentes e longas unhas. Cloto (fiar em grego) segurava o fuso e tecia o fio da vida; Láquesis (sortear em grego) puxava e enrolava o fio; e por fim, Átropos (afastar em grego) cortava o fio da vida.

Entre os romanos, as Moiras eram conhecidas como Parcas, chamadas Nona (presidia a gestação e nascimento), Décima (crescimento e desenvolvimento) e Morta (a morte). Se as Parcas são onipotentes na decisão dos fatos que nos devem suceder, parece que nem sempre fixam a época em que suas decisões devem realizar-se. Alteia, mulher de Enéias, rei de Calidon, tinha um filho chamado Meleagro. Sete dias após o nascimento do menino, as Parcas foram até a mãe prevendo que ele não viveria mais do que um tição (ferro usado para atiçar as chamas de uma lareira) que naquele momento se achava no fogo. Alteia retirou imediatamente o tição do fogo e guardou-o cuidadosamente num cofre. Quando Meleagro atingiu a idade adulta, Diana, que o rei de Calidon esquecera num sacrifício, mandou ao país um horrendo javali para devastá-lo. As plantações de trigo são arruinadas, as vinhas destruídas, as oliveiras abatidas com os seus frutos.

Meleagro, em busca de prestígio, resolveu exterminar o javali e foi acompanhado pelos heróis  Cástor e Pólux, Jasão, Teseu, Piritos, Laeste, e os tios de Meleagro, Toxeu e Plexipo. Entre os caçadores havia uma jovem de admirável beleza e coragem, Atalanta, que logo conquistou o coração de Meleagro. O jovem acaba matando o javali. Depois da vitória, esfola o monstro, volta-se para Atalanta, e oferece-lhe a pele e a cabeça do javali. Os demais caçadores não suportam a ideia de que uma mulher conquiste glória maior que a deles. Então, os dois tios de Meleagro atiram-se contra Atalanta para lhe arrancar a pele que ela acaba de receber. Ao ver aquilo, Meleagro agarra a espada e mata seus dois tios, salvando a bela moça. Alteia, mãe de Meleagro, fora agradecer aos deuses a vitória obtida pelo filho; no caminho, encontra os corpos dos dois irmãos que estavam sendo levados para Calidon. Diante deles, abandona as vestes de cerimônia, cobre-se de luto e faz ressoar os gritos e os gemidos pela cidade. Mas quando sabe que o assassino era seu filho, pega o tição fatal que antes guardara tão cuidadosamente e o lança ao fogo.

Meleagro, no mesmo instante, começa a passar mal, e sua dor aumenta à medida que o tição arde. Quando este é inteiramente consumido, o rapaz exala seu último suspiro. Alteia, não podendo conviver com sua terrível decisão, comete o suicídio. Mais uma vez, as Parcas acertaram a previsão.

FONTES: Moiras – Wikipedia

MÉNARD, René: “Mitologia Greco-Romana” Vol. 1 – Círculo do livro – p. 108-113

21 comentários

  1. zinho disse:

    legal sabe disso vlw e vagradeço o site mtu lokao uhasuahsuhas

    [Responder]

  2. Lukaz Correa disse:

    Foooooooooodastico

    [Responder]

  3. Izabella disse:

    Nossa amo d+ esse site

    [Responder]

  4. S. disse:

    esse é o melhor site sobre PJ

    [Responder]

  5. giulia chase disse:

    adogueii sabe disso!! onde mais posso axar coisas sobre os outros seres mitologicos??

    [Responder]

  6. frederico disse:

    puxa isso foi legal
    não sabia tanto sobre elas como falava ai

    [Responder]

  7. weslei: campo bom rs disse:

    @Lukaz Correa: eu inventei a palavra fodastico no inicio do ano nao vale me copiar infeliz!

    [Responder]

  8. Lilly Sttongs disse:

    ooi , adorei o filme
    assisti na escola mais tb
    Foi muito 10
    adorei adorei adorei adorei adorei adorei!!!!!!!!!!

    [Responder]

  9. barbara disse:

    Adoro esse site, eu assisti Percy na internet, depois de ler o livro 1 nao achei interessante, eles mudaram muitas coisas que não poderiam ser mudadas.

    Mas achei muito emocionante, e com toda a tecnologia de hoje em dia fico muito bom todas as batalhas inclusive com a Hira ..

    [Responder]

    PERCABETH

    A hidra só não aparece no terceiro livro???
    sacanagem………vão dar uma irmã para ela no terceiro filme!

    [Responder]


  10. mateus disse:

    fico mto bom o texto sobre as Parcas parabens.

    [Responder]

  11. luana disse:

    mt locooooo

    q historia fera, cara

    [Responder]

  12. Malu disse:

    Eu amei esse site, vou acompanhá-lo sempre.. gostaria q vocês mandassem e-mails com novidades… obrigada, bjos!

    [Responder]

    oi malu, voce pode nos acompanhar pelo twitter (@percyjacksonbr) ou facebook (https://www.facebook.com/percyjacksonbr) – infelizmente eh complicado enviar e-mail para todos… =)

    [Responder]


  13. Myllena disse:

    Obrigado!Eu queria saber essa história mesmo!

    [Responder]

  14. jefferson disse:

    muuuuiiitooo llllllokkkkoooo!!!!

    [Responder]

  15. diego disse:

    é fantastico plim!!! plim!!!

    [Responder]

  16. Eric BF disse:

    Que troço loko!!!1

    [Responder]

  17. Lucas...xD disse:

    Lendo o artigo, acredito que elas são as Sisters of Faith, encontradas no jogo God of War 2. Achei bem legal e a semelhança entre as histórias é bem grande.

    att. Lucas…xD

    [Responder]

  18. rodney disse:

    livro muito bom vil, eric bf.

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *